No ano de 2018, tivemos a benção de ser escolhidos pela família do Mateus, em fotografa-los no primeiro aninho de vida.
E ao longo do ano, fomos conhecendo a história por trás de cada retrato realizado. As conquistas que Mateus tinha a cada período!
Foi maravilho receber o relato da Taís em cada momento, da gestação a comemoração do primeiro aninho do Mateus!
Quando o Mateus chegou aos nossos braços, já sabíamos que ele viria com a Síndrome de Down. Tivemos quase toda a gestação para nos acostumarmos com a notícia difícil de que, nosso segundo filho, tão esperado quanto o primeiro, seria uma criança especial e para nos prepararmos para uma missão que a princípio parecia assustadora e angustiante.
Mas o tempo foi passando e fomos aceitando a ideia, lendo sobre o assunto, assistindo reportagens, conversando com outros pais que viviam a mesma experiência e assim fomos percebendo que não seria tão difícil assim. Uma certeza, porém, nós tínhamos: teríamos muito a aprender com o nosso menino!
E a primeira lição chegou para nós, três meses antes do Mateus nascer, no dia em que recebemos o temido diagnóstico do eco-cardio fetal, (exame que detecta problemas cardíacos ainda no ventre da mãe). Quando o médico nos disse: "parabéns, ele tem o coração perfeito", nós vibramos de felicidade!Saímos de lá tão aliviados e felizes que fomos comemorar!
Nesse mesmo dia lembrei quando fizemos o mesmo exame durante a gestação do Rafa, nosso filho mais velho. Recebemos o mesmo diagnóstico, de que estava tudo bem com o coração dele e, tranquilos seguimos com nossas rotinas, sem nos dar conta da notícia maravilhosa que tínhamos acabado de receber.
Percebemos o quanto temos que ser gratos nessa vida, quanto temos que agradecer pelas coisas simples do dia a dia que acabam passando como algo sem muita relevância. Quando o Rafa deu seus primeiros passos, é claro que ficamos felizes, fizemos registros guardados até hoje, mas não me lembro de ter ficado tão emocionada quanto tenho certeza de que ficarei quando for a vez do Mateus. É um dia muito esperado e será muito celebrado!!! Para isso seguimos firme no objetivo de ajudá-lo com as terapias na APAE, com exercícios em casa e acima de tudo com muita paciência e um amor do tamanho do mundo.
Esse primeiro ano com o Mateus foi exatamente assim, respeitando e aceitando o tempo dele e assim, aprendendo a respeitar também o nosso tempo, o do Rafa e de tantas pessoas ao nosso redor, pois aprendemos que cada um tem o seu. Essa foi a segunda lição: não devemos ter pressa, cada um alcança novos vôos quando está realmente preparado, não devemos esperar perfeição de ninguém e muito menos de nós mesmos. São as diferenças que nos tornam humanos. O que seria dos jardins se todas as flores fossem iguais?
O Mateus foi nos encantando a cada dia, foi nos mostrando a cada nova fase que ele é capaz de vencer todos os obstáculos e nos surpreender. Fomos nos apaixonando pelos seus doces sorrisos, suas divertidas "caretinhas", seus biquinhos encantadores, seu jeitinho de se expressar mandando beijinhos e balbuciando pequenas sílabas, batendo palminhas e comemorando com os bracinhos para cima com um delicioso "êêêêêêê"! Não tem como não se apaixonar! Ele é o nosso Sol! Somo muito gratos por ele nos ter escolhido!
Obrigada Flávio e Leila pela atenção e carinho com que nos atenderam em todas as sessões! Teremos lindas recordações dos primeiros meses do Mateus!
Que continuar sabendo mais sobre o Mateus, siga o instagram @cromossomopuroamor